quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Insônia inexplicável


Na madrugada passada acordei por volta das quase quatro da manhã e despertei de tal forma que não consegui mais pegar no sono. Olhos esbugalhados e alertas, procurei um motivo para ter acordado daquela forma.
A rua da minha casa estava muito mais silenciosa do que eu imaginava. Minha cadela parecia estar dormindo encolhidinha nos seus colchonetes. Nenhum som pela casa ou pelo quintal. Nem mesmo de chuva, vento, carros a passar... nada. Não ouvia ou percebia qualquer motivo que justificasse o meu despertar.
Não tinha a lembrança de nenhum sonho, de nenhum pesadelo, nenhuma emoção latente. Rolei para um lado, tentei me acomodar no outro, mas foi em vão.
Acabei levantando da cama silenciosamente e indo para o sofá, acompanhada de dois travesseiros fofinhos e um cobertor macio e quentinho.
Liguei a TV baixinho e procurei algum canal para assistir. Nada me prendia a atenção. Pensei em ler, mas a preguiça de ir pegar os óculos, um livro e ligar o abat-jour foi maior. Fiquei ali encolhida, zapeando com o controle remoto na mão, muito mais desperta do que gostaria. Atentei para o horário ao mudar os canais e torci para que os minutos fossem longos e as horas demorassem a passar. Não queria que o dia chegasse logo e que a claridade dele invadisse a sala através da grande janela da sala. Queria continuar a dormir gostoso, como estava até bem pouco tempo atrás. 
Mas o que foi me deu para acordar assim???
Ali fiquei, encolhida e aconchegada, até relaxar e me deixar fechar novamente os olhos... e a TV ficou ligada a me fazer companhia.  Sim, desde pequena tenho o péssimo hábito de adorar me deixar embalar ao som de qualquer programa televisivo. (Agradeço muito ao inventor do Timer dos aparelhos! Só assim passei a dormir mais tranquilamente sem acordar de manhã ao som animado de alguma programação matinal)
Por volta das seis e meia da manhã, a luz do dia tornou-se clara o suficiente para transpassar as cortinas e me tirar novamente do soninho bom. E lá voltei eu para o meu quarto e a minha cama quietinha, sem fazer barulho para não acordar ninguém, mas principalmente, para não acordar a mim mesma.
Sou aquele tipo de pessoa que pode caminhar uns bons passos pela casa e até articular algumas poucas frases sem largar dos braços de Morfeu... 
Feliz fico quando estou sonhando, acordo por qualquer motivo, mas não me deixo despertar e logo volto a dormir e... a sonhar o mesmo sonho. É muito bom. Raro, mas realmente bom. E hoje deve ter sido assim, porque tenho uma vaga ideia de ter sonhado com as mesmas coisas nessas horinhas pós insônia.


Engraçado foi ter sabido, numa daquelas conversas despretensiosas que temos com as amigas quando vamos tomar um cafezinho, que hoje fomos mais de cinco ali da equipe do trabalho a terem essa tal insônia no meio da madrugada. Qual terá sido o motivo desta coincidência?  Teremos voado de uma casa para a outra a chamar pelos amigos para resolver alguma pendência? Teremos feito alguma reunião fora do expediente? Fizemos uma festinha e não dei por ela? (rsrs)
Não importa. Foi curioso e engraçado saber disso, mas o que eu desejo para todos agora é uma tranquila, serena e contínua noite de sono e descanso.
Boa noite!

3 comentários:

  1. A insónia nunca cai bem!!
    E é tão bom aquele quase acordar do sonho e voltar para ele de seguida!!
    Hummm... é uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Leite quente, Ritita, é tiro e queda.

    Comprou o caleidoscópio?

    ResponderExcluir
  3. Fogo, tambem costumo sofrer desse mal! insonias malditas xD

    ResponderExcluir