domingo, 12 de dezembro de 2010

Domingo quente



Hoje o sol está ardendo.  Ardendo até demais para o meu gosto!
O que posso fazer se sou uma daquelas pessoas que não gostam de calor?

Em dias assim, a minha disposição se reduz a quase nada. 
Dias quentes deste jeito, pra mim, só combinam com sombra e água fresca. Literalmente!

Não sou fã de cervejinha gelada, não gosto de tomar sol, estou longe da praia e na minha casa não temos piscina. Vou ficar com a sombra e água gelada.
Verões eu só suporto dentro da água. E ainda nem entramos no verão!!!!!

O lado bom é poder estar em casa.
Amanhã,  segunda-feira normal de trabalho e de Dezembro, teremos trânsito lento na cidade e vendedores ambulantes nas pistas faturando com suas garrafas e latinhas.
Há que se adaptar a tudo. Brasileiro tem disso.

Meus pés insistem em ficar descalços, meus cabelos reclamam para ficar presos. Até camisetas de alcinha, que eu detesto, me acompanham hoje!

Tento me consolar nas imagens felizes de crianças brincando em piscinas, pais passeando com filhos pelos parques, picolés derretendo nas mãos lambuzadas de pessoas ao sol. Em vão...

Minha cadela se esparrama pelos pisos frios no quintal na esperança de se refrescar. Chego a sentir pena da criaturinha que, embora esteja trocando seus longos pelos, ainda assim deva estar sentindo muito calor.

Nove dias para a chegada do verão.  O que virá por aí?
E enxurrada de comerciais de cerveja e protetor solar domina a TV.

Logo, logo as estampas multicoloridas e florais vão invadir as ruas, as calçadas. 
Há quem diga que está para chegar a estação “mais feliz do ano”. Para a maioria, talvez. Não para mim.
Insetos e pernilongos virão também.

Sei que minhas palavras soam rabugice, mas são sinceras.
Eu prefiro o frio.
Gosto de caminhar agasalhada, com casaco longo, botas, luvas e lenços no pescoço. Gosto do calor de lareiras, de vinho tinto, de fondue de chocolate.  Gosto de tecidos encorpados, de ambientes fechados, de dormir agarradinha.

Não estou desprezando a alegria das cores nas ruas e o sorriso das crianças brincando nos jardins.  Gosto até de ouvir pássaros que parecem cantar mais felizes em dias mais quentes.
Não tão quentes, é verdade. Alguns parecem aflitos!

Gosto do sol e céu azul, de dias claros e longos.
Este calor combina com a chegada das férias escolares, com  pessoas passeando, com compras de Natal, festas de confraternização. Como é que eu não gosto disso?

Não aprecio o calor que sufoca, que faz transpirar, que dá sede, que desidrata.  As pessoas ficam mais extrovertidas, falam mais,  bebem mais, riem mais.... brigam mais. Será que não?
A única coisa que eu adoro disso são os sorvetes, mas sorvete pra mim não tem estação. Cabe a qualquer tempo.

Como não posso ficar dentro da água e sem sair dela , eu admito: odeio dias quentes assim!
Sendo assim, só me resta pendurar a rede e encher novamente a jarra com gelo, água, limão e pedacinhos de gengibre. E que venha logo o sono.
Sim, porque em dias assim, dá uma preguiça danada!