sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Águas que matam e fazem chorar



Ligamos a TV e as imagens assustam, causam profunda tristeza. Tragédias e mais tragédias
por causa das águas impiedosas que caem nas cidades serranas no Rio,  nas cidades da grande  São Paulo, por aí. Outros Estados em alerta, outras comunidades apavoradas.

Quando penso que haverá uma trégua, imagens ao vivo de outras casas que se desmancham  e escorrem em águas barrentas em outra cidade.

Uma das imagens que mais marcou foi o resgate de uma senhora que, por uma sorte inacreditável, conseguiu ser erguida por corda que vizinhos arremessaram. Tudo muito improvisado, tudo no desespero.  Ela tentava levar no braço esquerdo seu cãozinho, mas ao bater com força naquele rio violento de lama, seu cachorrinho foi embora.  Acredito que o desespero e a adrenalina produzida naquele momento de pavor a fizeram ter forças para se agarrar e conseguir manter as mãos na corda até chegar ao topo... Que tristeza!

Não demora muito, enquanto assistimos imagens e mais imagens da força das águas,
chegam imagens de uma casa literalmente levada pelas águas em Carapicuíba, São Paulo.
A notícia da queda de um bimotor e a morte de seis pessoas que iam nele já não causa a mesma comoção. Estamos em choque!

O vendaval que aconteceu na praia do Guarujá nesta tarde e fez voar cadeiras e mesas plásticas de quiosques nos faz ficar com cara de bobos, mas ficamos felizes por não pensar em vítimas fatais.

As pessoas continuam petrificadas na frente das TVs assimilando o número de mais de quinhentas pessoas mortas pelas chuvas no estado do Rio e se chocam ainda mais em saber que já faltam caixões e as autoridades exigirão a exumação dos mortos antigos para poderem enterrar seus corpos.
Triste, muito triste!


Um comentário:

  1. É impossivel não pensar politicamente no resultado das coisas brasileiras, vitorias e derrotas.

    Nao, a culpa nao é do governador que fica ou do presidente que sai, é do conjunto de fazer e tal.

    Uma pena. Teresopolis devia ser linda.

    ResponderExcluir